As Sete Imagens da Igreja em Efésios — A Assembléia
‘Deus colocou todas as coisas debaixo dos pés dele [Jesus] e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja [ ecclesia ].’ Efésios 1:22
A igreja de Cristo é Sua assembleia governamental, repleta de poder e autoridade!
A palavra no grego traduzida por igreja é “ecclesia” cujo significado específico é: assembleia legal ou governamental. O conceito de “ecclesia” é de um grupo de pessoas formado por serem “chamadas para fora” de um grupo maior. É também um grupo chamado para um propósito especial que se aplica à igreja.
A Palavra nos detalha melhor o conceito desta palavra ao declarar: ‘Vocês, porém, são geração eleita, reino de sacerdotes, nação santa, povo que pertence a Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes, vocês não eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.” 1 Pedro 2:9-10
Nós, igreja de Cristo na terra, somos chamados para fora do mundo pela fé em Jesus Cristo para um propósito especial de Deus, para sermos Seu povo peculiar na terra e anunciarmos a todos as grandezas Daquele que nos chamou de um mundo de trevas para a Sua maravilhosa luz.
A CARACTERÍSTICA ESSENCIAL:
A característica essencial da assembleia é a autoridade governamental. A igreja é o corpo representativo de Deus na terra por meio do qual, por poder e autoridade espiritual, Ele governa as nações e realiza Seus propósitos na terra.
Nós temos uma autoridade incrível como a assembleia governante de Deus quando estamos unidos em mente e coração uns com os outros e somos guiados pelo Espírito de Deus. Uma igreja unida na terra – em unidade à vontade de Deus no céu – é a porta aberta para que milagres aconteçam, pois quando concordamos na terra, o céu já terá feito o trabalho, quando ligamos ou desligamos na terra, (proibirmos ou permitirmos) já terá sido ligado ou desligado no céu e assim veremos o Reino dos Céus invadir a terra.
O QUE É EXIGIDO DE NÓS?
1. Respeito a ordem do Reino.
Há convocações, princípios, comandos, dons e uma ordem a ser respeitada dentro da igreja, pois Deus não pode usar uma assembleia desordenada e desorganizada.
2. Que governemos bem as nossas próprias vidas.
Isso significa ordem em nossa conduta e em nossos relacionamentos uns com os outros, pois não podemos governar o universo até que governemos a nós mesmos.
3. Que possamos operar no dom ou ofício que Deus nos deu para o serviço e reconhecer os dons e ofícios de cada pessoa dentro da assembleia.
Deus deu certos ofícios e dons: apóstolos, profetas, pastores, mestres, milagres, dons de cura, línguas e assim por diante. Temos que exercer nossos dons e reconhecer os dons dos nossos irmãos para que a igreja funcione em sua plena autoridade.
‘Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, um tem salmo, um tem ensino, um tem revelação, um fala em línguas e um tem a interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja… Tudo, porém, deve ser feito com decência e ordem.’ 1Coríntios 14:26,40
___
Mensagem ministrada por Fábio Bolzan, no domingo 09/02/2025. Assista abaixo essa mensagem: