Quando falamos da igreja, não falamos do lugar, do prédio, nem da instituição, mas de cada um de nós juntos, como parte do Corpo de Cristo. Precisamos ter uma visão clara do nosso papel como igreja nos dias em que vivemos.
Mas, será que de fato sabemos a missão que temos como igreja, e qual o propósito da igreja existir?
Como parte do Corpo de Cristo, fomos separados, eleitos, escolhidos dentre o mundo, para que pudéssemos representá-lo na terra. Cada pessoa tem um propósito criado por Deus e uma função no corpo, por isso Deus quer levantar a sua igreja neste tempo e nos posicionar no centro do propósito que Ele tem com as nossas vidas.
Temos um papel e um proposito como igreja, e nós precisamos cumpri-lo. Há uma função determinada por Deus para nós, uma posição que precisamos ocupar.
O nosso papel como igreja pode ser sintetizado em três palavras simples:
1. Amar
O amor é o dom supremo, e o maior mandamento. Por isso é evidente que amar seja um destes papéis. Mas o amor precisa ser expresso.
Como posso expressar amor a Deus?
Pela adoração. Adorar é expressar amor a Deus. Fomos criados para adorar a Deus, para dar glória a Deus, para desfrutar da Sua presença. O pecado, porém, nos separou de Deus, mas Cristo Jesus devolveu à humanidade o acesso à presença do Pai. Pelo sangue de Jesus, eu e você podemos entrar no Santo dos Santos, no lugar da habitação de Deus, e voltar ao nosso proposito original.
A adoração, portanto, é vital para a vida da igreja, e deve ir além dos cultos de domingo. Ela abrange todas as áreas da vida daquele que crê, começando no lugar secreto com os joelhos dobrados, na expressão íntima de amor a Deus quando ninguém está nos vendo, e a adoração deve ser estendida para as nossas reuniões como igreja, e pela maneira como vivemos nos 7 dias da semana.
Lembre-se de que o amor abrange TUDO
- Todo o Coração
- Toda a Alma
- Todas as Forças
2. Servir
O papel de servir é na verdade uma extensão do primeiro, amar. É também uma forma de adoração, um sacrifício agradável a Deus.
Latreia (gr) – Serviço. Culto. Adoração.
Essa é a palavra que encontramos, por exemplo, em romanos 12, quando o apóstolo Paulo diz que devemos entregar o nosso corpo como um sacrifício agradável a Deus. O servir é também uma forma de adorar, o servir é a extensão do amor.
Jesus nos deixou o exemplo. Ele não veio para ser servido, mas para servir, e dar a sua vida em resgate de muitos. Ele tomou a forma de servo, e fez-se escravo e servo, obediente até a morte, e morte de cruz. E essa é a linguagem que as Escrituras dizem. Aponta um Senhor, e nós como servos, servindo com exclusividade.
Cada um tem uma função e posição no corpo. Como igreja, temos um papel de serviço, como um corpo. Cada um de nós tem uma função, uma posição de serviço, um dom a exercer no corpo.
‘Como cada um de nós tem um corpo com muitos membros, e esses membros não têm todos a mesma função, assim, em Cristo, nós, que somos muitos, formamos um só corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o de acordo com a sua fé; Romanos 12:4-6
Há uma posição no corpo de Cristo para você. Há uma função única, como no corpo humano, onde até mesmo as menores partes, se não funcionarem como devem, sobrecarregarão as outras e todo o corpo sente. Por isso você é muito importante. Quem ama dá, quem ama serve. Por isso você precisa estar pronto para doar-se, para a edificação da igreja, para a edificação dos seus irmãos, para a salvação dos que estão perdidos, do lado de fora. Há mais de 50 mandamentos no Novo Testamento para amar o próximo, e o fazemos servindo. Somos chamados para amar, e servir.
Essas duas palavras precisam estar gravadas em nosso coração. Mas a elas, devemos associar também ao reproduzir.
3. Reproduzir
A reprodução também é uma das palavras que falam do nosso papel essencial como cristãos. Jesus dedicou a maior parte do Seu ministério para reproduzir-se em doze discípulos, que continuariam o Seu ministério depois que Ele já não estivesse. A reprodução é o objetivo final do discipulado, o último estágio do discipulado.
Se nós somos igreja, chamados, devemos evangelizar, nos expandir, fazer discípulos, nos reproduzir em outras pessoas. Não podemos ignorar o que Cristo falou, não podemos ignorar mandamentos diretos de Cristo. Temos que ter esse espírito missionário, e testemunhar por onde formos, representando a Cristo neste mundo, e levando a mensagem de salvação desde onde nós estamos, até os confins da terra.
‘Então, Jesus se aproximou deles e lhes disse: ― Toda a autoridade me foi dada nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.’ — Mateus 28:18-20
“Todo cristão é um missionário ou é um impostor.” Charles Spurgeon
___
Mensagem ministrada por Fábio Bolzan, no domingo 02/02/2025. Assista abaixo essa mensagem: