Open/Close Menu O nosso alvo é voltar ao " primeiro amor " ganhando almas para Cristo, obedecendo assim a grande comissão, deixada por Jesus em Mateus 28:19-20

Pentecostes (Shavuot) é uma das festas de YAHWEH descritas em Levítico 23, e ela ocorre 50 dias após a Páscoa, e justamente por isso recebe o nome de Shavout / Pentecostes, que significa “quinquagésimo”.

O Calendário de Deus

Deus tem um calendário, e Ele conta os dias de maneira diferente do que nós contamos. O calendário de Deus é marcado pelas Festas Bíblicas, as Festas de Yahweh, que são celebrações em que Deus reúne o seu povo para lembrar das coisas que Ele fizera no passado, bem como apontar para um futuro profético, mostrando as coisas que no futuro Ele fará.

Neste calendário profético de Deus, cada uma das Festas Bíblicas tem uma tríplice aplicação:

  1. Comemoram um evento na história de Israel;
  2. Apontam profeticamente para um aspecto da redenção de Jesus, o Messias.
  3. Apontam para um estágio na redenção do crente.

Como vemos no Antigo Testamento, em Levítico 23:4, são 7 festas que foram ordenadas:

Festas de Primavera (que apontavam para a morte e ressurreição de Jesus Cristo):

  1. Páscoa 
  2. Pães Asmos 
  3. Primícias 

Festa de Verão (aponta para o derramar do Espírito):

  1. Pentecostes

Festas de Outono (apontam para eventos que ainda virão, na segunda vinda de Jesus):

  1. Trombetas 
  2. Expiação 
  3. Tabernáculos 

Shavuot X Pentecostes

O primeiro Shavout ocorreu no Antigo Testamento, quando Deus se apresenta no Monte Sinai com fogo e troveja Seus 10 mandamentos a Israel (Exodo 19).

Pentecostes, como conhecido no Novo Testamento, ocorre quando o Espírito Santo é derramado sobre 120 crentes causando o nascimento da Igreja.

Lei X Espírito

No Monte Sinai, Deus entrega a lei em tabuas. O povo de Israel, que fora chamado para ser um reino de sacerdotes para o Senhor, recuaram do relacionamento com Deus pois tiveram medo, por causa de seus pecados. Eles trocaram o relacionamento por religião, mas porque não tinham o espírito, não foram capazes de obedecer.

Em Jerusalem, O Espírito Santo foi dado e escreve a lei nas tábuas do coração. No Novo Testamento, em Atos 2, vemos que os discípulos trocaram a religião pelo poder de Deus. Eles não fugiram, não correram nem se esconderam do lugar do monte, mas entraram neste relacionamento íntimo com Deus, e foram cheios do Espírito Santo. 

Deixaram de ser uma nação de escravos para ser um Reino de Sacerdotes e nação santa.

Esta festa retrata uma Aliança de Casamento

Shavout: Deus entrega os 10 mandamentos como o contrato de Seu casamento com Israel.

Pentecostes: Deus entrega o Espírito Santo como selo do casamento entre Cristo e sua Igreja!

Aliança fala de uma relação de compromisso e intimidade, como em um casamento, e no Antigo Testamento os 10 mandamentos foram como um contrato de casamento entre Deus e seu povo. Centenas de anos depois, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo é derramado como um selo da Aliança de Casamento entre Cristo e a Sua Igreja.

A mensagem de Deus para nós neste tempo não mudou. Ele procura um povo que possa se relacionar com Ele em Aliança, como em um casamento, tornando-se com Ele um só, e dividindo uma vida juntos — Deus tem novidade de vida para cada um de nós. Ele nos chama a sairmos de onde estamos, com um coração distante de Deus, em um relacionamento frio, para este relacionamento íntimo e profundo de aliança.

Pentecostes fala sobre purificação, santificação, como de uma noiva que se prepara para seu casamento. Como uma Igreja que é a noiva de Cristo, precisamos nos purificar e lavar nossas vestes, removendo o que nos tem separado da Presença de Deus, e assim possamos ser visitados por Ele e cheios do Seu Espírito.

Ser cheio do Espírito é ser imerso. A Nova Aliança não fala de uma lista de coisas que se pode fazer ou não fazer, mas ter um estilo de vida, guiado, controlado pelo espírito.

Você já viveu seu Pentecostes?


Confira abaixo uma mensagem sobre a Festa do Pentecostes, ministrada pelo apóstolo Fábio Bolzan, no culto de 01/06/2025.

Av Henry Ford, 1380, São Paulo | 11 3275-1006 © 2025 Igreja Porta da Paz | Todos os direitos reservados