“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível.” (Hb 11: 1-3)
FÉ é convicção das coisas que não vemos, de coisas invisíveis que tornam-se tão reais para aqueles que creem, que é como se as visse. Essa definição sobre a fé nos fala mais sobre seus efeitos, e do que ela pode realizar, do que propriamente o que ela é.
Somos lembrados do testemunho (v.2) dos patriarcas que “receberam bom testemunho”, embora suas vidas, por muitas vezes, fossem afetadas por suas falhas, muitas censuras, e mesmo assim, apesar de suas deficiências, foram caracterizados pela “FÉ em Deus”.
Deus deixa claro (v.3) que aquilo que se vê não veio a existir do que é aparente. O homem natural no seu estado de inimizade contra Deus (seu coração), quer explicar a origem do Universo sem a intervenção de Deus; tenta encontrar a origem do mundo na matéria e nas forças natureza, e vem
tateando no escuro, sem a certeza de suas especulações.
Aquilo que numa geração recebe aplauso logo é refutado na geração seguinte, portanto temos aqui nesses três versículos o destaque de três princípios importantes:
- A FÉ torna as coisas invisíveis reais para nós;
- A FÉ faz com que os que creem alcancem testemunho;
- A FÉ nos capacita a entender as coisas, além da nossa compreensão
humana.
A FÉ que agrada a Deus é a que permanece firmada no Filho Deus, JESUS CRISTO, e na sua Palavra!
“De fato, sem FÉ é impossível agradar a Deus…” (Hb 11:6)
A partir daqui, na unção do Espírito Santo, o milagre acontece!