.
O homem decaído
“Então formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, eu homem passou a ser alma vivente” ( Gênesis 2: 7 )
De “homem perfeito”, através do pecado, o homem passa à condição de pecador; seu espírito é morto e sua vida, a partir de então, se manifesta apenas na esfera da sua própria alma e corpo, perdendo completamente seu elo de ligação com Deus.
.
Conhecendo a Alma
.
No Novo Testamento, frequentemente, encontramos o termo helenístico “psychê” (grego), traduzido no hebraico por “nephesh”, referente à parte sensível da vida do ego.
A alma é a sede da personalidade inteira, da totalidade do “eu” de cada pessoa, com todas as suas características. Podemos compreendê-la em três partes distintas:
.
Intelecto ou mente
.
Onde se desenvolvem os pensamentos trazendo conhecimento, sabedoria e raciocínio.
“Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma” ( Pv 2:10 )
.
Emoção
.
É a área onde residem os sentimentos, como o amor, o ódio, a alegria, a tristeza, a amargura, o ressentimento, a rejeição, etc. A emoção tem sido uma das áreas mais vulneráveis ao ataque de Satanás, podendo estabelecer fortalezas sobre ela.
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” ( Pv 4:23 )
.
Vontade
.
Corresponde à sede das nossas decisões, é onde reside o livre-arbítrio responsável pelo poder de escolha. Nem Deus, nem Satanás podem agir diretamente contra o livre-arbítrio do homem. O que comumente ocorre é uma interferência indireta através de sugestões, pessoas ou situações ao redor, capazes de modificar a decisão final. O homem espiritual discerne, no momento da decisão, a voz de comando para sua vida, e não terá dificuldade em fazer sua melhor escolha!
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. ( Rm 12:2 )
.
O Corpo da Carne
.
Esse termo é usado metaforicamente para indicar os apetites que correspondem à natureza do corpo terreno (mundano) em contradição ao que é espiritual. O corpo da carne é onde o espírito e a alma habitam, possui raízes próprias (pecado), e exerce forte domínio sobre a vontade (alma) do homem.
O apóstolo Paulo descreve algumas das mais marcantes características da natureza humana, no livro de Gálatas 5: 19-21 (NTLH):
“As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem tais coisas não receberão o Reino de Deus.”
A palavra chave para designar a (velha) natureza da carne é corrupção; a colheita deveria ser o alvo de quem semeia, no tocante às obras da carne, deveríamos nos preocupar com sua força pecaminosa e a capacidade de reproduzir-se, pois “um abismo chama outro abismo”! Há quem diga que “a carne é fraca”. Na verdade, só é fraca no que tange a fazer a vontade de Deus, pois quanto ao pecado, ela se mostra forte e irredutível.
“Por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus.” ( Rm 8:7-8 )
.
A Nossa Esperança
.
Graças a Deus preço pago por JESUS CRISTO pelos nossos pecados, através do Seu sacrifício na cruz do Calvário, morrendo em nosso lugar! Aquele que O aceita como seu Salvador pessoal, recebe perdão para seus pecados, pois através do sangue de Jesus é limpo, redimido, justificado e separado para Deus.
Clique aqui e descubra como viver uma nova e verdadeira vida no espírito através da maravilhosa obra de Jesus Cristo na cruz!